Fontes True-type na web. Resolvido?

31jul09

Salve p.*,

as fontes true-type são velhas conhecidas de todos nós, que na década de 80 foram desenvolvidas pela Apple em uma corrida contra a Micro$oft no desenvolvimento de um padrão de fontes legíveis pelos monitores, que mais se aproximasse da idéia de fontes vetoriais desenvolvida pela Adobe. Nessa época, obviamente, não se fazia a mínima idéia do que era web – em um sentido comercial – e por isso, não havia a necessidade de elementos de Design para se comunicar com o usuário.

Muitas tecnologias foram desenvolvidas, a web se expandiu de uma maneira surpreendente, onde surgiram muitos elementos de design, conceitos, revoluções, mas no entanto a exibição desses elementos em particular, as fontes true-type, pouco ou quase nada foi desenvolvido. Em busca da resolução desse problema muitos técnicas foram criadas: “Image Replacing(CSS)” e “sFIR(Flash + Javascript)” são um exemplo delas.

Certo dia estava desenvolvendo um “projeto”, o Dicionário de Palavrões, quis colocar um sistema de captcha para ter um controle dos envios de “palavras”. Dando uma olhada em um script que eu resolvi implementar percebi que as imagens eram geradas pelo próprio script daí eu pensei: “Poderia usar isso para gerar fontes true-type e evitar o trabalho de ter que fazer em algum editor de imagens”.

Neste link vocês podem ver o resultado desse estudo, gerando as fontes “On the fly”, ou fazendo o download do script e usando. Sobre SEO, não que eu seja perito, pois realmente sei menos do que o básico; li que declarando corretamente as tag “alt” e/ ou “title” já pode ser considerado como suficiente para a leitura da informação de conteúdo do seu website.

[]‘s

About these ads


No Responses Yet to “Fontes True-type na web. Resolvido?”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: